Na vinha do Senhor que é a Igreja estamos envolvidos em diversas missões de evangelização e trabalhos pastorais. Temos como o desejo profundo de nossos corações continuar aquilo que é o propósito do Senhor Jesus que é o de “lançar fogo sobre a terra” (Lc 12, 49), ou seja, sermos colaboradores de Deus e de sua Igreja para que o fogo do Espirito Santo continue tornando viva a fé de muitos daqueles que já são filhos de Deus, mas estão longe de sua prática, vivência e testemunho batismal.

O carisma dos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo é viver segundo o Espirito em oração e ação apostólica, isto é, contemplar para evangelizar á luz do Espirito Santo, e movidos pelos seus dons espirituais frutificar em boas obras e sair a serviço dos irmãos onde e quando for necessário.

  • A mente: Nasceu da urgência e necessidade de evangelizar as pessoas que vivem longe do exercício de sua fé batismal.
  • Objetivo geral: Seguir a forma de vida que Jesus de Nazaré, o Filho de Deus e de Maria abraçou quando veio ao mundo.
  • Natureza: Configura-se como Instituto Religioso Clerical de vida contemplativa e ativa, inserido no mundo para levá-lo a Cristo.
  • Finalidade ou objetivo específico: Evangelização e Oração, e oração pela evangelização dos povos. Evangelização à imitação de Jesus de Nazaré descrita em Lucas 4, 18ss; “ O Espirito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a evangelizar os pobres”. Evangelizar no nome e no poder de Jesus”.
  • Espírito: Renovação no Espirito Santo, vivida e ensinada por São João da Cruz, Santa Teresa de Jesus e a doutrina da Igreja. O instituto forma irmãos na unção do Espirito Santo para levar o evangelho que salva, cura e liberta.
  • Índole: A índole ou o carisma dos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo, e daqueles que vivem a mesma espiritualidade, encontram sua razão de ser no mesmo carisma teresiano. A experiência que o Espirito Santo deu a Teresa para fortificar a oração e a consagração dos irmãos numa vida austera de penitência, silêncio e oração da mesma forma o deu aos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo, à luz do Evangelho de Lc 4, 18ss para contemplarem o Senhor e irem a serviço de Deus e dos irmãos.

Ao descrever o que somos, vivemos e desejamos realizar na e com a Igreja, enquanto consagrados temos conhecimento de estarmos no início de uma história que se constrói no caminhar na amizade com o Senhor. Como tudo na Igreja parte de um encontro, de uma experiência, e de um evento de salvação com a pessoa de Jesus Cristo, sabemos que apesar de estarmos no início de uma obra fazendo na vida a experiência de um carisma suscitado pelo Espirito Santo. Temos o que consideramos o fator de maior importância que é o de vivermos o primado de Deus em nossa vida através da vida fraterna e de nossa consagração ao chamado do Senhor, de servi-Lo e servir nossos irmãos através do amor, sobre o qual está firmada nossa resposta livre ao chamado feito pelo Senhor da Vinha.

Agradecemos a presença paternal e a amizade de nosso Bispo emérito Dom Fernando Figueiredo, OFM, que sempre nos apoiou com suas palavras, orações e amizade. Sendo ele o bispo que permitiu e incentivou nossa Madre fundadora Madre Maria José do Espirito Santo a iniciar junto com o primeiro grupo de vocacionados a primeira comunidade do que hoje na Igreja são os Freis Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo.

Nossa comunidade encontra de modo especial no Bispo titular de nossa Diocese de Santo Amaro, Dom José Negri, uma presença, e uma paternidade espiritual, que se faz sentir através de suas palavras e de sua escuta, e que são para nós caminho seguro de discernimento para que continuemos a crescer em nossa Identidade e missão de consagrados. Com tais sinais da presença e dos cuidados de Deus por meio de nossos pastores, queremos continuar servindo nossa Igreja local de Santo Amaro, e a toda Igreja universal, onde dentro de nossas possibilidades, e dentro do seu apelo, pudermos servir com alegria, contemplando e evangelizando.