No dia 01 de novembro de 2003, nascia no coração da Igreja a comunidade dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo, a fundadora Madre Maria José do Espirito Santo junto com o primeiro grupo fundacional deram início a esta obra.

As 16 horas do dia 01 de novembro de 2003 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus no Brooklin-SP, celebrava-se a Santa Missa que reunia o grupo do primeiro aspirantado da comunidade dos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo. Junto a Madre fundadora se encontravam as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espirito Santo, a fraternidade secular e o povo que com o coração agradecido a Deus testemunhava o novo broto que nascia na grande árvore da família carmelitana. Impulsionados por um carisma novo e próprio, mas ao mesmo tempo inspirados pelos grandes reformadores do Carmelo, ou seja, Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, que são também os grandes baluartes desta comunidade, juntos com Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, padroeiras das Missões. Juntos eles infundem este grande ardor contemplativo e apostólico, unidos a alegria e a dinamicidade que através da nova evangelização levam a Igreja e ao mundo o anúncio poderoso do amor salvífico de Deus.

Hoje, após um caminho de 14 anos já percorrido com a graça de Deus temos a alegria de vermos os frutos que o Senhor tem presenteado nossa comunidade. Tivemos a graça de poder abrir casas na França e na Itália possibilitando uma boa formação a nossos religiosos, e um precioso auxílio a Igreja local destes países que muito esperam de missionários de países que um dia foram beneficiados por suas iniciativas missionárias, e que agora são evangelizados por missionários destes mesmos países.

No decorrer destes anos tivemos a alegria da ordenação sacerdotal de alguns de nossos freis que estão trabalhando em 05 paróquias das quais 04 está sobre a nossa responsabilidade pastoral. Outro trabalho importante onde procuramos investir nossa atenção é a formação de aspirantes, postulantes e noviços, e de seminaristas que estão estudando no Brasil, na França e na Itália fazendo a sua formação filosófica e teológica.

Vários são os pedidos feitos por padres, religiosos, e lideres leigos que nos convidam para pregar e conduzir retiros, formações e eventos de evangelização sejam em diversos lugares no Brasil e fora do Brasil. Outros pedidos são feitos por parte de Bispos para abrirmos novas missões e campos de trabalho oferecendo uma contribuição missionária, pastoral e espiritual através de nossa comunidade em suas dioceses.

Vemos que o Senhor nos impulsiona a levarmos para frente junto com toda a Igreja o desafio da nova evangelização, buscando por meio de um novo ardor, de novos métodos e estruturas, evangelizar o mundo secularizado e fragilizado por diversas formas de pobrezas. Abraçamos também neste novo empenho por uma nova evangelização o novo paradigma e os novos conteúdos programáticos colocando tudo em chave missionária, e contribuindo assim para a Transformação missionária da Igreja. Acreditamos que por meio da mística apresentada por São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus, e através de um novo Pentecostes que vem acontecendo na Igreja, atualizado através do Concílio Vaticano II, podemos contribuir com o dom que o Espírito Santo suscitou por meio de nosso carisma na Igreja. A partir da Contemplação do Rosto de Jesus Eucarístico, reconhecemos sermos parte desta Igreja em saída que contempla nos vários rostos de nosso povo e das pessoas as quais o Espirito Santo no conduz o rosto de Cristo.