MADRE MARIA JOSÉ DO ESPÍRITO SANTO

FUNDADORA DOS IRMÃOS E IRMÃS CARMELITAS MENSAGEIROS DO ESPÍRITO SANTO

EUDETTE RODRIGUES SANTANA nasceu no estado do Espírito Santo, na pequena cidade de São Domingos do Norte, no dia 11 de março de 1941.

Filha de Henrique Rodrigues Santana (falecido com 94 anos) e Adelina Radaeli Santana (falecida com 104 anos), caçula entre 3 irmãos e 2 irmãs, recebeu em seu ambiente familiar uma sólida educação moral e religiosa.

Desde criança, na pequena capela de São Domingos construída por seu pai, Eudette conduzia momentos de oração com a comunidade, organizando procissões em dias de festa na Igreja, reza do terço e Coroação de Nossa Senhora.

A vida estudantil começou longe de seus pais como interna no Ginásio Divino Rei em Colatina, cursou Magistério no Colégio Sacre Coéur de Marie, como externa, em Vitória. Após o término dos estudos, lecionou por um ano.

Aos 11 anos já experimentava o desejo de entregar-se a Deus, rezava pedindo ao Senhor que lhe desse a vocação, experimentava, assim, os primeiros sinais do chamado. O discernimento vocacional foi realizado em meio a muitas orações, acompanhamento espiritual e correspondência com Me. Maria José de Jesus, então Priora do Carmelo de Santa Teresa no Rio de Janeiro.

No dia em que Eudette completou 18 anos, Me. Maria José de Jesus partia para a Pátria Eterna, e abria assim as portas para a jovem candidata ingressar no Carmelo de Santa Teresa. Assim, com o consentimento de seus pais, no dia 1º de maio de 1960, nossa madre ingressou no Carmelo de Santa Teresa no Rio de Janeiro.

NO CARMELO

A HISTÓRIA DE NOSSA FUNDADORA
Image module

Era o dia 01 de maio de 1960. Vestida de noiva, atravessa a porta do Convento de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Recebe o hábito carmelita em 02 de fevereiro de 1961, com o nome religioso de Irmã Maria José do Espírito Santo

Dia 20 de julho de 1962 fez a sua Profissão dos Votos Simples, e em 20 de julho de 1965 a Profissão Solene.

Foi nomeada Mestra de Noviças em 19 de Março de 1970, após licença especial, permaneceu ali por 21 anos, dando exemplo de alegria e disponibilidade, sempre pronta a desempenhar os trabalhos e ajudar as irmãs o que lhe rendeu o título de ‘irmã dos 7 ofícios’ e ‘irmã da alegria’.

Quando saíra de sua terra natal, D. João Batista da Motta e Albuquerque dera-lhe uma missão: a de levar um rebento do Carmelo para o Estado do Espírito Santo, missão que cumpriu com fidelidade no dia 01 de outubro de 1981, com a fundação do Carmelo de Nazaré em Vitória, no Espírito Santo, quem preparou toda a casa para a Fundação foi o Cônego José Ayrola, de Vitória.

Ainda no Convento de Santa Teresa, sentiu em seu coração este apelo de Deus – a fundação de uma nova família religiosa. Fez discernimento com seu diretor espiritual D. Luciano Mendes de Almeida e seu confessor conventual durante muito tempo.

Foi então que em 30 de julho de 1984, após muitos aconselhamentos e apoios de seus superiores, entre eles o geral da ordem carmelita, na época Frei Felipe Saens de Baranda, nossa Madre recebeu a autorização para fazer a experiência de dar início à uma nova família religiosa para a Igreja. Aqui começa a história do nascimento de nosso Instituto

NOVA OBRA NO ESPÍRITO SANTO

A HISTÓRIA DE NOSSA FUNDADORA

foi no dia 30 de julho de 1984, na pequena cidade de Nova Almeida, no Espírito Santo em uma casa cedida por Dom Silvestre Luiz Scandian, então Arcebispo de Vitória, que nossa Madre, com a graça de Deus e o impulso do Espírito Santo, deu início à fundação do nosso Instituto.

Durante o tempo em que estiveram em Nova Almeida, nossa Madre e as primeiras vocações exerciam, junto ao povo, trabalhos e serviços pastorais que consistiam em pregações de retiros espirituais (com a assídua participação de jovens), grupos de oração, pastoral da saúde – no cuidado e auxílio aos doentes, catequese para primeira eucaristia e crisma, exéquias na Pastoral da Esperança.

Em 1987, a comunidade nascente das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo transferiu-se para a capital Vitória, para oportunizar às irmãs a continuidade dos estudos. Os trabalhos continuaram na mesma linha de evangelização e se intensificavam cada vez mais. Sobretudo nas favelas e na Santa Casa de Vitória.

Para melhor desenvolvimento dos trabalhos pastorais e para um melhor aproveitamento e crescimento de nosso carisma próprio, em 30 de abril de 1995, nossa Madre e o primeiro grupo de irmãs, nove ao todo, transferiram-se para a cidade de São Paulo, sendo acolhidas por Dom Fernando Antônio Figueiredo na Diocese de Santo Amaro, que nos deu total liberdade de vivermos nosso Carisma e as pastorais onde melhor poderíamos servir. Aqui começa a história do nascimento de nosso Instituto.

NOVA OBRA EM SÃO PAULO

A HISTÓRIA DE NOSSA FUNDADORA

Em São Paulo o número de vocações aumentou rapidamente, e no dia 08 de setembro de 1995, Nossa Madre recebe a Aprovação AD Tempus das Constituições das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Assim o Instituto vai crescendo, e as Irmãs vão se espalhando no Brasil e a partir de 1999 também na Europa.

Ao chegar é nomeada Auxiliar Diretora Espiritual da RCC. Escrevendo livros, pregando retiros, fazendo atendimento espiritual, orações por cura e libertação, foi dando grande contribuição para a Nova Evangelização.

Em 16 de junho de 1998, em uma ação de graças, recebe um chamado de Deus, que desejava ser adorado. Inicia-se então, em 30 de julho a Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento em nosso Instituto.

Funda, em 12 de dezembro de 1999, o Ramo Leigo do Instituto, e em 01 de novembro de 2003 o Ramo Masculino.

Em 11 de março de 2003, acontece a Ereção do Instituto Religioso de Direito Diocesano, Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

É eleita Superiora Geral no primeiro Capítulo do Instituto, dia 28 de junho de 2004.

Em 2009, Nosso Senhor a presenteia, por intercessão do então Beato, hoje São João Paulo II, com a nossa primeira Comunidade de Vida Contemplativa pura, tão sonhado por Nossa Madre e desejada por muitas Irmãs.

Celebrou o Jubileu de Ouro de Vida Religiosa no dia 01 de maio de 2010.